segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trajes indigenas.






As vestimentas foram introduzidas aos costumes indígenas pelo colonizador português.A partir do contato com a chamada "civilização",os índios foram adotando a roupa dos homens da cidade.


Em algumas tribos,desde o século XIX, as mulheres usam lençóis ou colchas de algodão enroladas em torno do busto,numa vestimenta semelhante a uma túnica. De uma maneira geral,a vestimenta para o indígena não está associada a aspectos morais.


Os Tupis foram os índios que mais se esmeraram na arte plumária.Por terem logo aprendido a técnica da tecelagem com fio de algodão,seus adornos eram feitos sobre faixas e redes de tecido.Outros grupos usavam mais traçado de fibras ou armação de palha.

Curiosidade =além dos adereços,é muito comum entre os indígenas brasileiros a pintura corporal que,além da vaidade e do aspecto estético,em algumas tribos é usada como uma forma de distinção de grupos sociais dentro de determinada sociedade indígena .O material para a pintura são tintas feitas com corantes vegetais,urucum(vermelho);a coloração azul marinho quase preta,conseguida com o genipapo;o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite,e o calcário de qual se extrai a cor branca.

Seus corpos são decorados com desenhos geométricos,alguns complexos e muito bonitos .A escolha das cores para a pintura corporal é importante porque objetiva transmitir ao corpo a alegria das cores vibrantes.


Rafaela Accordi Mendes 6ªMA 









Nenhum comentário:

Postar um comentário